Atividades Culturais, Holísticas e Terapêuticas

Atividades Culturais, Holísticas e Terapêuticas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

I CURSO DE MEDITAÇÃO EM MAFRA,SC - 21/10/2012

Aconteceu no Espaço Eiwaz o
 I Workshop de Meditação realizado em 21 de outubro de 2012
com certificado, material didático e CD de músicas para meditar!

Recentes estudos de medicina já comprovam os benefícios da Meditação! 

"A meditação encontra-se no meio de dois polos: a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes.
 A palavra meditação vem do latim meditare, que significa "voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior" e "voltar a atenção para dentro de si". Em sânscrito, é chamada dhyana e é obtida pelas técnicas de dharana (concentração). Na língua chinesa, dhyana tornou-se Ch'anna, termo que sofreu uma contração e tornou-se Ch'an (Zen, em japonês). Em páli, é jhana. Significa "concentrar intensamente o espírito em algo".
 (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o)
Cássio Wormsbecher e Dakini Patricia

Fabi Lanke e Cássio Wormsbecher
Jaisa Hennig e Cássio Wormsbecher

















Participaram do curso Ana Paula, Fabiana Lanke, Jaisa Hennig e Dakini Patricia.
Parabéns, meninas!


"Há diversos estudos que relatam as alterações fisiológicas que ocorrem em pessoas que meditam. Na área cerebral, nota-se um aumento da integração e efetividade do cérebro e acontece uma ampliação das ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento. Além disso, ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento). “Em resumo, podemos dizer que o ato de meditar provoca uma redução do metabolismo e assim ocorre uma pronunciada desaceleração do funcionamento do corpo”, explica Cardoso. O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletro-encefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação transcendental. Também há uma redução dos hormônios do estresse."
 (Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/beneficios-da-meditacao/556/#)
Cássio Wormsbecher

Nenhum comentário:

Postar um comentário